Impressione-se com estas possibilidades de passeios e imersão na cultura paranaense.

Há tanta coisa para se fazer no estado do Paraná que é quase injusto limitar os viajantes com uma lista.

No entanto, para ajudar você a ter uma boa experiência sem ter que perder tempo procurando o que fazer, nós decidimos reunir os melhores pontos turísticos existentes na Região Metropolitana de Curitiba.

Esperamos que o seu planejamento de viagem permita a você aproveitar o máximo de lugares possíveis.

Então… vamos à lista?

1. Caminho do Vinho em São José dos Pinhais

O Caminho do Vinho está localizado na Colônia Mergulhão, no município de São José dos Pinhais. Para quem vem de Curitiba, o principal acesso é pela Avenida das Torres (BR-376 sentido Joinville/SC)

Na década de 90, a prefeitura da cidade descobriu o potencial turístico da região e desenvolveu um projeto com o objetivo de divulgar o artesanato, o folclore e as comidas típicas para valorizar o patrimônio histórico-cultural da localidade. E foi aí que nasceu o Caminho do Vinho.

Atualmente, o Caminho do Vinho abrange trinta propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades. São muitas adegas, lojas de produtos coloniais, restaurantes e cafés coloniais. O que muda de uma adega para a outra é o sabor do vinho. Por isso a parte legal é experimentar o máximo que conseguir, até decidir qual mais agrada o seu paladar.

As geleias de frutas são uma tentação. Há geleias de todas as frutas da época e ainda algumas misturadas com cocada. Os salames são vendidos em dois tipos: fresco e seco. E alguns salames ainda vêm recheados com azeitonas!

Além da parte gastronômica, há opções de lazer, como chácaras recreativas, parque aquático, um pesque e pague e até mesmo um colha e pague, onde o turista visita a horta de um sítio e colhe as verduras que quiser levar para casa, pagando no final.

São tantas as atrações que já ouvimos vários relatos de turistas que confessaram ter ido lá apenas para visitar e, meses depois, acabaram decidindo procurar por apartamentos em São José dos Pinhais para que pudessem morar lá e, assim, estar no Caminho do Vinho sempre que quisessem.

2. Cafés coloniais da Witmarsum em Palmeira

A colônia alemã de Witmarsum, no município de Palmeira, parece ter parado no tempo. É até difícil de acreditar que você ainda está na Região Metropolitana de Curitiba. Por lá, há ar puro, campo, chácaras e ótimos cafés coloniais.

Nesses cafés, há uma grande variedade de queijos, sucos, linguiças, tortas, pães e salgados. E, enquanto você come, ainda tem a oportunidade de escutar uma típica música alemã. É um verdadeiro refúgio de tranquilidade à moda germânica.

3. Rota da Uva em Colombo

A Rota da Uva, no município de Colombo, representa uma manifestação da história da chegada dos italianos. Muitas famílias trouxeram mudas de seu país e começaram a cultivar a uva em terras brasileiras. Por isso, manter a tradição herdada são palavras de ordem – ótima notícia para os apreciadores de vinho.

Além da já conhecida Festa do Vinho de Colombo, que atrai a atenção da cidade por trazer grandes nomes da música sertaneja e movimentar o comércio de produtos derivados da uva, a cidade disponibiliza outras atrações para os seus visitantes.

O Parque Municipal da Uva é um grande espaço para quem quer relaxar e ficar perto da natureza. Com um enorme lago, onde é possível pescar, o local atrai muitos visitantes.

Para quem está pensando em se mudar para o sul do Brasil, saiba que, graças à Rota da Uva, comprar casa em Colombo nunca foi algo tão procurado em sites de buscas pela internet.

E olha que nem estamos falando de italianos que querem comprar casa em Colombo. São muitos brasileiros mesmo, de diversas regiões do Brasil, que acabam se apaixonando pela cultura ítala difundida no município e não veem outra saída a não ser viver nesse ambiente repleto de lazer, história, natureza e, claro, cultura.

4. Cataratas do Saltinho em Tijucas do Sul

Basta seguir 72 km da capital do Paraná até a divisa entre as cidades de Tijucas do Sul e Mandirituba, pela BR-376, para chegar a uma das atrações naturais mais bonitas da Região Metropolitana de Curitiba: a cachoeira do Saltinho, que se forma no Rio da Várzea e tem 25m de altura. É possível também ir pela BR-116, através de Agudos do Sul.

As cataratas ficam dentro do bairro de Saltinho (daí o nome). O rio da Várzea, que proporciona a formação da queda, é uma atração e tanto já que o curso de água tem grande parte de suas matas ciliares ainda preservadas.

Vale ressaltar que o local é administrado pela iniciativa privada, por isso conta com restaurante, camping e churrasqueira também.

5. Rota dos Tropeiros (abrange 16 municípios do Paraná)

A Rota dos Tropeiros trata-se de uma rota importante por onde circulavam bravos homens levando desenvolvimento e riquezas pelo Paraná. O movimento tropeirista iniciou no século XVIII e persistiu até os anos 30, quando a modernidade criou raízes e passou a impedir a continuidade da rota.

Após anos a rota foi redescoberta com muita cultura, conhecimento, aventuras, encantamento e histórias para contar. Aos viajantes que queiram conhecer a Rota dos Tropeiros, saibam que a mesma não é só um caminho, mas também uma história viva do povo brasileiro com um rico patrimônio.

Os visitantes poderão se deslumbrar com os antigos casarios, com o acervo dos museus pela região e com as lembranças da antiga Colônia Cecília.

O roteiro inclui festas populares e religiosas, como a de Nossa Senhora das Brotas – padroeira da Rota dos Tropeiros. A festa em homenagem a Santa é celebrada em dezembro.

A Rota dos Tropeiros passa por dezesseis cidades da Região Metropolitana de Curitiba: Balsa Nova, Arapoti, Campo Largo, Campo do Tenente, Castro, Carambeí, Lapa, Piraí do Sul, Jaguaríaiva, Telêmaco Borba, Tibagi, Ponta Grossa, Porto Amazonas, Palmeira, Sengés e Rio Negro.

6. Rodeio Crioulo em Fazenda Rio Grande

Organizado pelo Centro de Tradições Gaúchas (CTG) do município de Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba, o Rodeio Crioulo é uma tradição na cidade e conta com opções para a diversão de toda a família.

Na área do rodeio há um parque muito bonito e propício para acampamento, como é tradicional na cultura gaúcha. Referência da modalidade no Brasil, o Rodeio Crioulo alia cultura a competições com montaria como laço, ginete e prova de rédea.

Entre as atividades paralelas ao rodeio estão uma feira gastronômica, um parque de diversões, a costela fogo de chão e o tradicional baile gauchesco.

A movimentação trazida por esse rodeio ao município vem, inclusive, valorizando muitas casas na Fazenda Rio Grande.

Mas o aumento na procura por apartamentos em São José dos Pinhais e por casas na Fazenda Rio Grande são apenas alguns exemplos de como o mercado imobiliário vem se movimentando na Região Metropolitana de Curitiba. Muitos outros municípios da região também estão recebendo novos moradores graças ao turismo.

Bom, essa foi a nossa lista com os melhores pontos turísticos da Região Metropolitana de Curitiba para você. Esperamos que tenha gostado. Compartilhe este post com seus amigos e familiares para que também eles possam conhecer esses incríveis lugares ao lado da capital paranaense!

Fonte: Chaves na Mão.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.