A história de Ribeirão do Pinhal tem inicio por volta de 1880, quando Santo Antônio da Platina ainda era um pequeno povoado

A povoação de Ribeirão do Pinhal não foi prevista, nem programada; porém, consequência lógica da venda de glebas efetuadas pelo Sr. Erasmo Cordeiro, corretor do proprietário Dr. Marins Alves de Camargo, cujos primeiros compradores, foram: José Domingues Faustino, Antônio Rosa, Manuel Bernardino Bonifácio, Antônio Rogério Rosa, que construíram rusticamente suas residências, iniciando assim a povoação.

Em 20 de outubro de 1936 foi criado o Distrito do Laranjinha, devido ao Rio Laranjinha que banha a cidade, esse nasce na extremidade sul oriental de Jaguariaíva e deságua no Rio Cinzas.

Em 1939, por ato do Interventor Federal, Manoel Ribas, o Patrimônio de Pinhal foi elevado à categoria de Vila, ocasião em que Vila do Pinhal foi mudada para Vila Laranjinha.

Pela Lei Estadual nº 02 de 10/10/1947, foi criado o município que recebeu o nome de Ribeirão do Pinhal, o nome que antes era Vila do Laranjinha, mas por influência política e decreto do governador do Estado foi trocado porque no rio que banha a cidade havia muitos micróbios transmissíveis da malária constituindo o terror para a pequena população da Vila.

Ribeirão do Pinhal, é o nome significativo devido à grande quantidade de pinheiros existentes no município. Nesta época a população era de 16.625 habitantes.

Administrativamente, Ribeirão do Pinhal teve seu início em 1947 sendo logo a seguir nomeado o Sr. Raul Curupaná da Silva para o cargo de Prefeito Municipal Interino sendo o município instalado no dia 19 de outubro do mesmo ano. Esta gestão foi apenas dois meses. A três de outubro de 1947, foi eleito por uma coligação partidária, o primeiro prefeito da nova unidade municipal que foi o Sr. Hermenegildo Cavazzani.

O Município de Ribeirão do Pinhal foi elevado à categoria de Comarca, desmembrando-se de Santo Antônio da Platina em 09 de junho de 1954.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:

PRAÇA: A praça Erasmo Cordeiro é o ponto central da cidade.

IGREJA: O Santuário do Divino Espírito Santo localizado no Largo D. Pedro Felipak, 01, região central, é sede principal da Igreja Católica e um dos marcos da cidade. É uma bela igreja em estilo romano, e que foi reformada interna e externamente nos últimos anos.

BARRAGEM: Na década de cinquenta, foi construída uma barragem para uma hidrelétrica particular no Rio Laranjinha, nas proximidades da cidade de Ribeirão do Pinhal. A hidrelétrica logo após a sua construção foi desativada, por problemas técnicos, restando apenas à barragem que impede o fluxo normal da piracema. Entretanto, esta barragem acabou se tornando uma área de lazer para muitas famílias nos dias de muito calor.

Com relação ao impacto ambiental sobre a migração dos peixes, causado por esta barragem, em 2006 foi projetada e construída, uma escada para a transposição das espécies de piracema, para gerar condições ecológicas favoráveis à manutenção de populações de peixes da região.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.