Os mineiros foram os primeiros a chegaram na região onde hoje encontra-se o município de Salto do Itararé.
No início, as terras eram ocupadas pelos índios Guaranis e o local onde se encontra a sede era conhecida como “Balsa dos Índios”.
As terras eram pertencentes ao município de São José da Boa Vista. Contam que o primeiro proprietário das terras da região foi o portugês Narciso Marinho que, aos poucos, foi dividindo suas terras com os mineiros.
A sede do povoado teve origem na Fazenda Salto do Itararé, onde foram doados 28 alqueires de terras a Santo Antônio de Pádua, em nome da Mitra Diocesana de Jacarezinho, com a finalidade de que com a venda das t erras, contruisse uma Igreja em homenagem ao Santo.
Em 1901, através da Lei nº8, de 24 de janeiro do referido ano, criou-se o distrito judiciário de Santo Antônio dos Índios que, mais tarde, teve a denominação mudada para Salto do Itararé e pertencendo ao município de Siqueira Campos.
Pela Lei nº 4245, de 25 julho de 1960, o distrito foi elevado à categoria de município, mantendo-se o nome de Salto do Itararé, em alusão à queda d’água no Rio Itararé.
Fonte: Prefeitura Municipal de Salto do Itararé.