Ícone do site Paraná Turismo

SANTA IZABEL DO OESTE

Santa Izabel do Oeste Parana

Por volta de 1948, chegou no território onde hoje é Santa Izabel Do Oeste – PR, o primeiro morador o Senhor João Ribeiro Cordeiro, natural de Campos Novos ( Santa Catarina), o qual se deslocou para Santa Izabel do Oeste atraído pela propaganda da terra fértil.

A chegada não foi muito fácil, pois seu João chegou no local descendo o rio Sarandi, nome dado devido a uma planta nativa da região. O Senhor João denominou o local em que estava desbravando também de Sarandi.

Juntos com o Senhor João Cordeiro veio seu cunhado João Druhm e em seguida chegaram Lauro Vidal, António Maria Viana, Elzindo Tolomiotti e a primeira professora D. Laura Etelvina Gonçalvez.

As roças foram feitas através de abertura na mata com picadas de facão e foice. Em 1950, os primeiros moradores já se encontravam instalados e com condições de abrigar as famílias. Por esse motivo retomaram a terra natal (Campos Novos e São Domingos SC ) para buscar a família.

Inicialmente, o território de Santa Izabel Do Oeste pertencia ao município de Capanema e em 1961 coma emancipação de Ampere a população Izabelense passou a lutar pela própria emancipação. Em 1° de março de 1962 pela lei n° 18/62 que criava o distrito administrativo de Santa Izabel Do Oeste. O Senhor João Cordeiro foi nomeado para o cargo de sub-prefeito. A partir daí, formou-se um comissão pró-emancipatória composta por Lino Rockembach, José Penso, Severino Bernardes, Valdir Ribas e Nestor Bocchi.

A emancipação política do município foi conseguida pela lei n° 4788 de 29 de novembro de 1963, conforme Decreto Lei em anexo 01:

O nome do município. Santa Izabel Do Oeste, foi escolhido em homenagem à mãe do fundador e colonizador João Ribeiro Cordeiro.

O primeiro prefeito eleito foi o Senhor Lino Rockembach, o qual criou cinco distritos:

O primeiro foi Sarandi, criado pela lei Municipal n° 06 de 16/01/65

Esta localidade, na época era maior que a sede, possuindo três casas comerciais, um hotel, uma farmácia, uma sapataria, um gabinete dentário, um moinho, duas serrarias, dois bares e várias residências.

O Distrito de rio da Prata foi criado pela lei n° 07 de 16/01/65, em 26/10/67 torno-se Distrito Judiciário por lei estadual, sendo o único desta categoria.

Da mesma forma a Lei n° 08 de 16/01/65 criou o Distrito administrativo de Jacutinda; assim como a lei n° 09 criou o Distrito de Anunciação. Nesta mesma data a lei n° 10 determina a criação do quinto e último Distrito: União do Oeste.

Somente em agosto de 1964 a GETSOP fez a demarcação dos lotes rurais e do perímetro urbano. Seus limites foram definidos pela Lei n° 43 de 25/11/1968. Na mesma data a Lei n°42. Fixou os nomes das praças, os quais são todos nomes de árvores que existiam em abundância na ocasião da ocupação. Tais como: pinheiro, acácia, jacarandá, cedro, imbuía, ipê, coqueiro, carvalho, canela, marfim.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile