Ícone do site Paraná Turismo

SANTA MARIANA

Formou-se em 1934 um pequeno povoado em terras pertencentes ao Senhor Francisco Junqueira, o qual se foi aos poucos desenvolvendo, com a presença de correntes constantes de forasteiros de diversas procedências, animados pela fertilidade da gleba. Assim já, em 1938, precisamente a 20 de outubro, era baixado em Decreto-Lei Estadual nº 7.573, pelo qual foi criado o Distrito de Santa Mariana, com território desmembrado do Município de Bandeirantes.

Em virtude da própria expansão econômica da comuna, com o desenvolvimento sobretudo da cultura do café, em pouco tempo Santa Mariana apresentou condições para emancipar-se política e administrativamente, tanto que o Distrito foi elevado a categoria de Município a 11 de outubro de 1947, pela Lei Estadual nº 02, havendo-se verificado a 1º de novembro do mesmo ano as instalações de sua sede. Santa Mariana teve um prefeito provisório, o Senhor José Cândido Teixeira, que entregou o poder de cidadão eleito em pleito no dia 16 de novembro de 1947. Segundo antigos moradores a denominação de Santa Mariana constitui uma homenagem da localidade a Senhora Mariana Junqueira, esposa do Doutor Francisco Junqueira, já falecido, primeiro proprietário das terras onde veio instalar-se o Município.

Em 19 de dezembro de 1962, foi criada a Comarca pela Lei nº 4.667 e em 15 de dezembro de 1967, foi instalada a Comarca de Santa Mariana, bem como os Distritos Judiciários de Quinzópolis e Panema.

Em 20 de janeiro de 1961, pela Lei nº 245, foram criados os Distritos Administrativos Municipais de Quinzópolis e Panema.

Sua atividade econômica principal é a agricultura, tendo no início da colonização o café como principal cultura e posteriormente devido a mecanização da lavoura outras culturas como a soja, ao trigo, o milho e o algodão passam a compartilhar a produção agrícola do Município.

Conheça alguns dos atrativos turísticos de Santa Mariana:

ESTÂNCIA ECOLÓGICA GUAICURUS:

Construída na sede de uma antiga fazenda de café fundada na década de 40 por imigrantes suíços. A Estância Ecológica Guaicurus proporciona instalações de muito charme com áreas cuidadosamente ajardinadas, sedo marcante a influência européia, especialmente suíça e inglesa na arquitetura e no paisagismo. Uma grande preciosidade da Estância é sua reserva natural. São 150 hectares preservados de um importante remanescente da Mata Estacional Semidecidual que ocupava toda a região norte do Paraná, ecossistema valioso que vem sendo cuidado desde a fundação da fazenda, graças a uma forte cultura preservacionista tanto de seus fundadores quanto de seus sucessores. Árvores como perobas, figueiras, cedros dentre outras, podem ser contempladas caminhando pelas trilhas da reserva. Mamíferos como quatis, serelepes e macacos-prego também dividem este habitat e poderão ser avistados. Para isto existem os girais, instalações feitas próximas as copas das árvores para observação da Fauna.

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA:

A estação de Santa Mariana, aberta nos anos 30, foi o início da vila que se tornou município em 1947. Como se pode ver pelas fotos, o prédio da estação daquela época era diferente do atual, hoje abandonado. “Meu pai nos criou pilotando um FNM pelo chão paranaense, quando o asfalto ia até Cambará, apenas. Naqueles anos, ele e os demais motoristas de Palmital se afundavam pelo Paraná em busca de madeira, lotavam os caminhões e seguiam para Brasília, em construção. A viagem de ida e volta durava até um mês, pois quando chovia a terra roxa virava cola, e a caminhãozada atolava até os eixos. Chegavam a ficar semanas na mesma poça, e até fome passavam. Wagner Canhedo (aquele, da VASP…) passou fome junto, com o Fordinho enroscado. Por isso ele foi junto comigo naquela viagem em novembro : relembrar um pouco os lugares antes passados. O mais gozado foi entrar nas cidades do caminho. Ele ia falando : “Entra aqui, vira ali, a estação é do outro lado…”. Santa Mariana era uma delas. E isso em cada cidade, pois carregaram algodão, café, madeira e o raio a quatro que se produzia naquele Paraná de fronteira dos anos 60.

Clima Subtropical Úmido Mesotérmico, verões quentes com tendência de concentração das chuvas (temperatura média superior a 22° C), invernos com geadas pouco frequentes (temperatura média inferior a 18° C), sem estação seca definida.

Fonte: Prefeitura Municipal de Santa Mariana.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile