Ícone do site Paraná Turismo

SÃO CARLOS DO IVAÍ

Em 1944, Silas Pioli, engenheiro civil radicado em Curitiba, desejando dedicar-se a outras atividades, requereu e obteve do Governo do Estado do Paraná, a concessão de uma área de 2.000 hectares de terras situadas às margens do rio Ivaí, no interior do Município de Mandaguari, transformando-a numa fazenda mista de criação de gado e plantação de café, a qual recebeu o nome de “São Carlos do Ivaí”.

Notou, entretanto, que a área que lhe fora concedida era demasiada grande e resolveu, então, promover o loteamento da fazenda com a intenção de formar um Patrimônio.

Em 1949, após haverem sido tituladas as terras, a ideia da fundação de uma Cidade já estava concretizada. Por volta de 1950, chegaram a São Carlos do Ivaí os primeiros compradores de “datas”, onde já se encontravam os velhos posseiros: Pedro Roque, os Albanos, Antonio Mathias, João Pojto e o velho Porfírio, que foram os primeiros a penetrar a região através de picada. Com essa gente, foi aberta, em 1951, a primeira rua e construída meia dúzia de casas de madeira no perímetro urbano. Aí Batista Bego, Segismundo Iguacewski, Alípio Rodrigues e Waldomiro Roda estabeleceram as primeiras casas comerciais, embora, Ginez Serrano e João Pinto já possuíssem armazéns nas cercanias da Cidade em formação.

Em 5 de agosto de 1953, o Patrimônio de São Carlos do Ivaí foi elevado à categoria de Distrito Administrativo, já então pertencente ao Município de Paranavaí.

Com a criação, em 1954, do Município de Tamboara, desmembrado do de Paranavaí, o Distrito Administrativo de São Carlos do Ivaí, passou a pertencer ao Município recém-criado.

Em 24 de janeiro de 1956, São Carlos do Ivaí era elevado à categoria de Município, desmembrado do de Tamboara, e acrescido de parte do território de Paraíso do Norte.

O topônimo advém da Fazenda São Carlos do Ivaí, primeiro núcleo populacional do território, em cujas proximidades está situada sua sede.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile