SÃO JORGE DO PATROCÍNIO, PARANÁ, BRASILEm 1940, o Estado do Paraná devia os serviços ferroviários á empresa inglesa Byington, como pagamento, foi cedida uma área de terra que abrangia os atuais municípios de Iporã, Pérola, Altônia, São Jorge do Patrocínio, Esperança Nova e Xambrê.

A empresa Byington então divide essa área em pequenos lotes de um a 20 alqueires paulistas, no que são comprados pelas pessoas que trabalham como parceiros e porcenteiros nas propriedades de café na região norte do Estado e que passaram a ser mão de obra ociosa, na década de 50, com a derrocada do café naquela região.

No início da década de 60, começaram a chegar a esta localidade os primeiros moradores, atraídos pelo solo fértil, que se escondia por baixo de exuberantes matas tropicais, num clima apropriado para exploração agrícola, principalmente para o café.

Em 1968, foi criado o Município de Altônia, que abrangia o povoado de São Jorge. Um fato marcante foi á participação da igreja Católica na organização das primeiras comunidades. O Padre Ernesto Pereira, primeiro Vigário da Paróquia da Imaculada Conceição, instalada em fevereiro de 1976, é elevado a categoria de distrito pela Lei nº 6.964, de 20 de dezembro de 1977. Então liderados pelo Padre Ernesto Pereira, o povo do distrito de São Jorge do Patrocínio, depois de muita luta, consegui elevá-lo a categoria de Município.

Emancipado politicamente, em 22 de junho de 1981, pela Lei nº 7.474 e reconhecido oficialmente em primeiro de fevereiro de 1983, com sua instalação e posse do primeiro Prefeito Municipal, Aparecido Faleiros de Souza e da primeira Câmara de Vereadores.

Daqueles tempos até os dias atuais o Município se desenvolveu passando por muitas transformações: São características do Município as pessoas estarem sempre reunidas em algum tipo de associação, tendo, assim, uma cultura cooperativista instalada nas pessoas, graças ao trabalho iniciado pelo Padre Ernesto. Localizado na região noroeste do Paraná, está distante 85 Km de Umuarama, 250 Km de Maringá, 180 Km de Cascavel e 698 Km da Capital Curitiba.

Conheça alguns dos atratívos turísticos de São Jorge do Patrocínio:

Parque Nacional de Ilha Grande

O Parque Nacional de Ilha Grande é formado por uma grande e larga planície sobre a qual o rio Paraná criou, ao longo de oito mil anos, inúmeros canais e ilhas, que se modificaram ate os dias atuais em um processo contínuo e natural de erosão, transporte e deposição de sedimentos. Este processo tem relações muito estreitas com as cheias e secas do rio Paraná, que cria novas ilhas, destrói ou modifica a forma de outras tantas e abre e fecha canais entre e dentro delas. A estas formas de canais, que se multiplicam e se unem novamente em meio as ilhas, denominam–se Padrão Anastomosado.

Uma das mais belas feições geológicas existentes no Arenito Caiuá, dentro do Parque Nacional de Ilha Grande, são os paredões verticais em alguns pontos de suas margens, tais como o Paredão das Araras e o Paredão da Mata do Bugio.

Os solos das Ilhas são todos derivados da deposição de areias e argilas pela correnteza do rio Paraná, provenientes da erosão natural de rochas e solos de sua imensa bacia. Depois que o ser humano eliminou quase todas as florestas, campos e cerrados que protegiam a terra, o volume de sedimentos aumentou muito e hoje coloca em risco a manutenção deste processo. O controle do regime natural de cheias e vazantes do rio Paraná pelas barragens das hidrelétricas situadas rio acima, também tem um papel negativo sobre este processo.

A região onde esta inserido o Parque Nacional de Ilha Grande é formada por 11 municípios. Sete deles paranaenses e quatro sul-mato-grossense, sendo que os maiores são Guaíra e Naviraí, nos estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul, respectivamente. Em todos eles estão disponíveis infraestruturas básicas de comercio, prestação de serviços, saúde, hotelaria e alimentação, ainda que em alguns estes sejam muito simples. As estradas de acesso à região e entre os municípios lindeiros são asfaltadas e em condições razoáveis e boas de trafegabilidade. Aeroportos estão disponíveis em Guaíra e Naviraí e operam somente visualmente e para pequenas aeronaves.

Prainha do Paracaí

Localizada após a Estrada do Banhado, no Bairro Gurucaia, às margens dos rios Pacacaí e Paraná, a Prainha recebe visitantes de toda a região, com estrutura apropriada, como banheiros, quiosques e churrasqueiras. Orienta-se que ao visitarem o local, mantenham-no sempre limpo, despejando o lixo nas lixeiras ou levando consigo; não joguem lixo nos rios e mantenham conservadas as estruturas para que outros visitantes possam desfrutar do local.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.