Ícone do site Paraná Turismo

SÃO JOSÉ DOS PINHAIS



O município de São José dos Pinhais tem um dos maiores índices de crescimento econômico do Paraná. E isso não ocorre por acaso. Entre as razões, estão a localização estratégica, a infraestrutura e a mão de obra qualificada, que despertam o interesse e dão segurança para que os empresários se instalem na cidade. Além disso, os empreendedores encontram na administração pública uma aliada dos seus negócios, oferecendo uma série de benefícios para a vinda de novos investidores e para  manter os que aqui estão.

O fortalecimento da economia municipal gera qualidade de vida à população de São José dos Pinhais, que hoje pode contar, por exemplo, com um comércio diversificado e capaz de suprir as necessidades dos são-joseenses.

Em virtude do município em possuir um grande número de propriedades que praticam a agricultura familiar, uma atividade de destaque é o turismo rural.

Um exemplo disso é o Caminho do Vinho, localizado na Colônia Mergulhão, roteiro formado por Propriedades produtoras de vinho, queijos, salames e outros produtos artesanais. A profissionalização do local abriu espaço para o surgimento de novos negócios, como os pesque-pagues e cafés coloniais.

São José dos Pinhais terá também um roteiro ecoturístico, na Campina do Taquaral.  Aproximadamente 17 propriedades com potencial turístico estão instaladas na região e poderão compor o Circuito Ecoturístico Taquaral, como produtores de vinho, orgânicos e chácaras de lazer.

Os são-joseenses e os visitantes do município contam com uma área de lazer para passeios em família, exercícios físicos e descanso. O Parque de São José dos Pinhais, que fica próximo ao portal da Avenida das Torres, possui as academias da Melhor Idade e Primeira Idade, pista para caminhada e corrida, lago e quiosques com churrasqueiras.

CAMINHO DO VINHO
A identificação do potencial turístico da região ocorreu em 1998, quando foi realizado o inventário para posterior elaboração do Plano de Desenvolvimento Turístico de São José dos Pinhais. Em 1999 iniciaram-se as reuniões participativas com a Comunidade, onde foi apresentada a proposta do projeto “Caminho do Vinho”.

Hoje, o Programa Caminho do Vinho, instituído e coordenado pela Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, abrange a Colônia Mergulhão e arredores, fomentando ações de desenvolvimento, divulgando o folclore, artesanato, comidas típicas, a valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio do estímulo à preservação e conservação das casas históricas, qualidade dos produtos comercializados como o vinho, suco, graspa e licores, produtos coloniais (salames, queijos, compotas, bolachas, conservas, entre outros) e agrícolas, transformando a região em um “produto turístico” diferenciado.

Atualmente a Rota de Turismo Rural “Caminho do Vinho”–Colônia Mergulhão, possui 30 propriedades rurais envolvidas nas mais diversas atividades como cantinas e adegas, restaurantes e cafés coloniais, chácaras de lazer, minhocário, pesque-pague, pousada, entre outras e, mantém ainda hoje edificações típicas da colonização italiana, bem como de outras influências, consideradas de valor histórico, ainda utilizadas como residências das famílias Bortolan, Hungaro, Daldin, Juliatto e Pissaia.

Aos sábados e domingos, na Linha Turismo-Caminho do Vinho, com embarque em frente ao Shopping São José, os visitantes percorrem o Caminho do Vinho em 05 rotas diferentes, terminando o passeio em cafés coloniais aos sábados e iniciando com almoço aos domingos, sendo recebidos e acompanhados com Guia de Turismo credenciada, integrante da comunidade e caracterizada de italiana.

O resgate e conservação da cultura italiana trazida pelos primeiros imigrantes da região é um desafio constante a ser buscado por meio do idioma, gastronomia, artesanato, danças típicas e canto, tendo no Grupo Folclórico Italiano Cuore D`Itália, no Coral Italiano Belvedere e no envolvimento da comunidade, por meio da Associação Caminho do Vinho-Colônia Mergulhão (ACAVIM), fruto do hoje Programa Caminho do Vinho, grandes aliados.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile