Em uma trilha, conhecida como o Caminho do Peabiru ou São Tomé, por onde passavam expedições históricas, localizada junto à margem esquerda do vale do Rio Ivaí, onde habitavam os índios Cariris, e próximo ao Rio dos Índios, foi fundado um povoamento denominado Patrimônio de São Manoel.

Na década de 50 com o loteamento das terras vieram os pioneiros com objetivos ou de cultivar café ou para explorarem o comércio de secos e molhados. Sua base econômica mais recente está calcada na agropecuária.

Criado através da Lei Estadual n° 9.369 de 13 de setembro de 1990, e instalado oficialmente em 01 de janeiro de 1993, foi desmembrado de Indianópolis

RESERVA DO CARAGUATATIBA

Reserva com 222,30 ha incrustada dentro de uma área maior de mata virgem com particularidades ímpares, com vegetação não muito espessa, predominando árvores de madeira branca, bromélias terrestres, tabocas, plantas medicinais, além de marfim, peroba e outras. Abriga ainda espécies como macaco, cutia, paca, quati, cachorro-do-mato, capivara, tatu, gato-do-mato, ouriço, jacutinga, gavião, guacho, gralha, pica-pau e urubu-de-cabeça-vermelha, além de cobras como a cascavel. Nas proximidades da mata situa-se o Centro Comunitário de Educação Ambiental Vera Cruz, que tem por objetivo a conscientização para a defesa do meio ambiente. Possui ainda infra-estrutura básica como banheiros, mesas e estacionamento, sendo que o acesso ao interior da reserva é feito com acompanhamento de instrutores, que servem de guias para caminhadas nas trilhas. Localiza-se a aproximadamente 7 km do centro do município.


A Reserva ambiental Caraguatatiba, está situada num local ideal para o desenvolvimento de atividades de educação ambiental, pois possui diversos espaços privilegiados para este tipo de atividade que funcionam como verdadeiros laboratórios naturais, oferecendo oportunidades de aprendizado, facilitando a ampliação dos conhecimentos e das habilidades, bem como, mudanças de valores.
Com o processo de urbanização desordenada e a industrialização da mão de obra vivido nos últimos anos, houve uma significativa diminuição das horas de trabalho nas sociedades em desenvolvimento; por conta disso, houve um acréscimo de tempo livre, desencadeando uma demanda cada vez maior por atividades de lazer e recreação.

A Reserva de Caraguatatiba oferece momentos prazerosos em meio a natureza abundante que se faz presente no parque, suas trilhas para caminhadas no meio da mata virgem dão a sensação indescritível de tranqüilidade, paz e harmonia que ainda se encontra na Reserva totalmente protegida e preservada para oferecer aos visitantes a beleza e suavidade que somente parques que oferecem o ecoturismo proporcionam.

A fauna abundante e linda, ilumina os olhos e o coração dos visitantes com suas “pinturas” vivas da natureza esplendida, robusta e saudável, transferindo aos visitantes a hamoniosa beleza que a natureza viva consegue, incomparavelmente, oferecer.

As diversas espécies de animais dão um brilho a mais nos passeios na Reserva, mostrando no seu habitat natural a simpática alegria da liberdade vivida pelos bichos que o parque acolhe e protege, oferecendo nas caminhadas e passeios a sensação maravilhosa de que o mundo vivo ainda é o melhor remédio para buscar a paz, tranqüilidade e por algumas horas de lazer dá-se a impressão que o mundo civilizado em que vivemos não pode deixar a natureza padecer sobre nenhum aspecto, pois somente preservando reservas naturais com é a Reserva de Caraguatatiba, poderemos continuar nossa saga neste planeta que só é verde ainda por atitudes sérias e simples da preservação de nossa fauna, flora e do mundo animal.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Manoel do Paraná.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.