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SÃO PEDRO DO PARANÁ

SÃO PEDRO DO PARANÁ, PARANÁ, BRASIL

Banhando em 18 Km de águas do Rio Paraná, o Município de São Pedro do Paraná foi criado através da Lei Estadual nº 4788, de 29 de novembro de 1963, e instalado em 14 de dezembro de 1964, foi desmembrado de Loanda e Porto Rico e teve sua emancipação política comemorada no dia 30 de dezembro de 1964.

O idealizador da fundação do Município de São Pedro do Paraná, foi o Sr. Silvio Vendramim. O nome anterior à implantação do Município era Fazenda São Pedro. As personalidades da época que trabalharam para a implantação do município foram: Dr. Paulo Camargo, na época Deputado Estadual, os senhores Silvio Vendramim e José Marques de Macedo.

O meio de transporte mais utilizado da época eram as carroças para transporte de carga e cavalo para pessoas. Demorou para ser instalada uma linha de ônibus de Loanda à Porto Rico, passando por São Pedro do Paraná, isto em precárias condições de trafego, pois em dias de chuva a circulação era interrompida em razão das estradas ficarem intransitáveis.

O principal centro comercial da época era Loanda, e antes era também feito em Nova Londrina, Marilena, como também em Santa Cruz do Monte Castelo. Em 1955, não havia Bancos em Loanda, o centro mais próximo era a cidade de Paranavaí, ou Brasileira como era conhecida naquele tempo.

Distrito de Porto São José

O Porto São José ficou muito conhecido por ser utilizado para travessia por meio de balsa local para Mato Grosso do Sul, bastante apreciado pelas belezas de suas ilhas e praias de água doce, freqüentado pelos amantes da pesca e pelos turistas de final de semana que constroem casas confortáveis para seu lazer, aos poucos transformando-se em um agradável balneário.

Tem como padroeiro São José e sua festa já promete tornar-se um evento onde os atrativos náuticos e a religiosidade farão a diferença.O turista pode conhecer o rio e suas ilhas pois o município oferece passeios na Chalana Cristo Rei com roteiros diversos.

A parada na Praia Mineira, nos faz acreditar estar no litoral, com a vantagem que nossas praias são de água doce e calmas. Possui várias ilhas: Catarina, Cruzeiro (Apicultura), Mineira (Praia – 20 hectares), Tacarã com 42 hectares,Paiquerê (03 hectares),Tostão (05 hectares – não habitada),Hambúrguer (Nome dado devido à presença de imigrantes), Humaitá (não habitada),Pingo (01 hectare – não habitada) e Tormenta (não habitada) e a Ilha da Barra – popularmente conhecida como Óleo Cru (1.340 hectares, sendo 900 aproveitáveis. No seu interior encontra-se um lago de 400 hectares, propício para procriação de alevinos. Berçário Ecológico (plantas, aves e répteis). 

Terminal de Cargas “Presalino Semprebom”

O primeiro Porto de Areia ecologicamente correto do Brasil. Em maio de 2001, nove empresas extratoras de areia do Rio Paraná, no Noroeste do Estado receberam a visita do IAP (Instituto Ambiental do Paraná) e tiveram suas atividades paralisadas a mando da Promotoria Publica do Meio Ambiente (Loanda). Por estarem armazenando areia nas margens do rio, dentro da faixa denominada de MATA CILIAR. Ficou decidido que deveriam ter um local apropriado, dentro das legislações ambientais, a 500 m fora da APP (Área de Preservação Permanente) para armazenar seu material e que nesse tempo fossem reduzindo as 09 áreas impactadas até o final da obra para uma única. 

O desespero instalou-se entre os empresários que não sabiam o que fazer, tinham financiamentos, funcionários e grandes investimentos por suas responsabilidades, seria um desemprego da ordem de mais de 100 pessoas e a quebradeira dos empresários.Tudo foi minuciosamente planejado pelos mineradores para que afetasse de maneira mínima a natureza circundante, reflorestaram 40 hectares onde foi plantado o equivalente a 68.000 mudas de arvores nativas, distribuídas em 38 espécies diferentes Hoje já mostram exemplares com aproximadamente 10 (dez) metros de altura.

As 09 empresas criaram a Associação das Indústrias Extrativistas de Areia do Noroeste do Paraná–APA, com amparo técnico de engenheiros hidráulicos, estruturais e florestais e ao mesmo tempo que iam reflorestando a mata ciliar, construíram o Terminal de Águas – PRESALINO SEMPREBOM, utilizando com dificuldades financeiras, recursos próprios e BNDS, ou seja, contraíram dividas por muito tempo, mas acabaram por construir o único PORTO DE AREIA ECOLOGICO perfeitamente CORRETO DO BRASIL.Correias transportadoras levam a areia produzida a 500 metros da margem do rio, depositando em silos onde os caminhões são carregados por gravidade, sem auxílios de pás carregadeiras, o que minimiza o impacto ambiental de ruídos e gases poluentes.Dessa forma, foi construído o terminal, envolvendo a mínima utilização possível da APP do Rio Paraná.

Fonte: Prefeitura Municipal de São Pedro do Paraná.

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