A origem do nome, segundo narra a antiga historia do Estado do Paraná, o caminho que ia a Peabirú, por gerações daquela década, houveram por bem designar esse caminho, pelo nome de “Caminho de São Tomé”.
Foram grandes os prodígios de civilização nascentes na historia do Norte Paranaense, o caminho era o mesmo por onde bandeirantes ajustaram suas pegadas aos rastros dos Jesuítas.
Eram milhares de veredas íngremes, num havia e inóspito sertão, cujas picadas muito difíceis, eram infestadas de todos os percalços naturais de um insondado e virgem abismo verde.
A mesma se estendia da costa de São Vicente, passava o Rio Tibagi, a Rio Piquiri, sendo uma trilha indígena, em demanda ao Atlântico e as regiões distantes do Ocidente. Quanto ao nome e a sua origem do Município de “São Tome” vem de uma lenda “Tupi” o caminho de Peabiru, ou caminho da Montanha do Sol, e também conhecido como “Caminho de São Tomé em razão da penetração dos pioneiros do Oeste que confundiram o nome do “Mair” (denominação genérica dada pelos tupis aos seus maiores civilizadores místicos), Zumé ou Sumé, com Santo Tomé, um dos bem aventurados da Igreja Católica.
Permanecendo no coração dos fundadores e dos atuais povoadores recebeu então o nome Tupi conforme a lenda, de São Tomé.
Fonte: Prefeitura Municipal.