TERRA RICA, PARANÁ, BRASILA história de Terra Rica sempre foi plena e até os dias de hoje nos orgulha. Seu nome originou-se em virtude da fertilidade da terra. Em seus anos de emancipação política, Terra Rica conseguiu através do trabalho de seus pioneiros e com esperança em dias melhores, transmitir aos seus descendentes os mesmos ideais de progresso e desenvolvimento para prosseguirem confiantes no futuro.

O primeiro nome de Terra Rica foi Estrela do Norte. A localidade pertenceu ao Município de Mandaguari até 1950, ocasião em que passou a pertencer ao município de Paranavaí, quando neste mesmo ano, por força da Lei nº 13 de agosto de 1950, foi elevada a categoria de Distrito Administrativo.

As glebas que atualmente formam o Município de Terra Rica pertenceram inicialmente aos senhores Anis Abud e Adhemar de Barros, sendo transferidas em seguida à Sociedade Imobiliária do Noroeste do Paraná – SINOP.

A SINOP era comandada pelos senhores Enio Pepino e João Pedro Moreira de Carvalho e em 1949 os primeiros marcos da sede do Município foram delimitados. Ainda no mesmo ano vieram as primeiras famílias: Belo e Leite.

Famílias de várias etnias migraram nesta terra, tendo destaque a colonização japonesa, italiana, portuguesa, todas oriundas do estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul e outras regiões do estado do Paraná.

Terra Rica transformou-se em Município pela Lei Estadual nº 253 de 26 de Novembro de 1954 (Publicado no Diário Oficial do Estado nº 217, do dia 02 de dezembro de 1954) e instalado solenemente em 04 de Dezembro de 1955, data em que tomaram posse o primeiro Prefeito Municipal e a primeira Câmara de Vereadores.

PRINCIPAIS ATRATIVOS TURÍSTICOS:

Lago Coroa do Frade

As corredeiras e cachoeiras do Rio do Frade, a prainha do lago da Usina Padre Eduardo, dão opção de lazer para amantes da canoagem.

Praia Municipal

A praia municipal localiza-se às margens do Rio Paranapanema (Lago de Rosana) a uma distância de 18 km da cidade de Terra Rica. O Rio possui uma largura de mais de 2.500 metros, com água doce cristalina. Na praia possui área de Camping, quiosques, banheiros, lanchonete e área arborizada, além de oferecer oportunidade para uma boa pescaria, passeio de barcos, caiaque e jet-ski. Passeios de barcos no lago de Rosana, são convidativos ao Turismo Náutico e Pesca esportiva.

Três Morrinhos

Autor: Thiago Ferreira

Autor: Thiago Ferreira

O Morro Três Irmãos situa-se no município de Terra Rica, próximo à confluência dos Rios Paranapanema e Paraná.

Encontra-se em uma altitude aproximada de 640 metros ao nível do mar. Situado no Terceiro Planalto, é a única elevação no relevo suavizado dessa região.

Sua área de abrangência é de aproximadamente 25.000 m² e a altura da base ao topo gira em torno de 180 metros. O Morro oferece ótimas condições para a prática do voo livre (para-glaiders e asa delta) sendo considerado um dos melhores locais do sul do Brasil para a prática desse esporte. O local abriga ainda várias espécies de animais, pássaros e plantas, muitos desses já extintos na região.

O local foi transformado em parque municipal e alguns melhoramentos visando melhorar a segurança e condições para os pilotos. Tanto o solo da região, como as estruturas sedimentares do Morro Três Irmãos são de formação arenito Caiuá.

Um passeio pelos Três Morrinhos

O Morro Três Irmãos, também chamado de Três Morrinhos, é o mais antigo morador da região e teve o privilégio de ver muitas cidades crescerem nos horizontes que o cercam. Cada um dos morros que compõem os Três Irmãos possui uma beleza diferente, vamos então fazer um passeio por sobre eles, e descobrir as suas belezas. O primeiro morro sentido oeste é o mais alto, sua altura aproximadamente é de 180 m e a superfície do topo é de mais ou menos 120 m². Os empregados da Colonizadora SINOP foram os primeiros a subirem até o topo. A partir daí, muitos curiosos e aventureiros se adentraram por entre o mato fechado, fazendo picadas e enfrentaram todas as dificuldades e barreiras que a natureza impunha. Tudo isso em troca de alcançar a maravilhosa vista panorâmica, estar próximo das nuvens e poder apreciar a natureza de um novo ângulo.

Na década de 60, Padre Eduardo, apoiado por uma grande multidão de fiéis, inicia a construção de uma capela no alto do morro e futuramente com a adequação da estrada facilitou o acesso até ao cume do morro. Foram instalados as antenas de televisão e os equipamentos de retransmissão.

Além de tudo isso as belezas naturais decoram aquele lugar. Ali nós podemos desfrutar da tranqüilidade nas sombras das árvores, do cantar dos pássaros e até de uma delicada mina natural de água que corre no dorso desse morro.

Se continuarmos o nosso passeio, vamos seguir o caminho ao morro central, onde à cerca de 70 metros abaixo do topo deparamos com uma planície maravilhosa que possui uma área aproximada de 1/2 alqueire.

Assim como no primeiro morro, também vamos encontrar um lençol de água na planície do morro central. A água jorra com maior abundância; é uma água límpida e cristalina onde podemos matar a sede e descansar apreciando a paisagem.

Neste local se encontra a maior área verde do Três Morrinhos, onde podemos encontrar algumas árvores centenárias e várias plantas, animais e pássaros. Seguindo para o terceiro morro que dentre os três é o mais baixo e tem uma altura aproximada de 166 metros de base. A paisagem mostra enormes paredões de rocha decotados pela natureza. Vamos admirar o tamanho das pedras que ali existem e matar a curiosidade, observando buracos e fendas que chamam a nossa atenção. É nessa elevação que se encontra a pacata Caverna do Sol Nascente; nome que recebeu por estar localizada ao leste do morro, e por ter o sol nascendo todos os dias à sua entrada.

Tem um formato triangular e afunilado, ou seja, o fundo vai se estreitando à medida que se adentra nela. Tem um comprimento de mais ou menos 12 metros, e teve sua origem a partir do desprendimento das camadas rochosas pouco resistentes aos efeitos erosivos do tempo. Essa caverna se situa aos pés do morro junto a um paredão rochoso, e é guardada pelos antigos moradores do lugar; os marimbondos. O Morro Três Irmãos é também um ambiente propício à reprodução das cobras, já que não é difícil topar com algumas delas naquele local.

Fonte: Prefeitura Municipal.

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.