Ícone do site Paraná Turismo

TIBAGI

Antes que fosse iniciado o desbravamento e povoamento dos sertões do Tibagi, numerosas expedições e bandeiras foram organizadas e levadas até às barrancas do rio do mesmo nome, com penetrações em quase todas as direções da vasta zona do Tibagi. Desde os tempos mais remotos era conhecida a notícia de que o rio Tibagi possuía ouro e acumulava enorme quantidade de pedras preciosas, principalmente diamante. Daí o motivo das numerosas expedições levadas até às margens desse rio, desde os primeiros tempos das entradas no sertão, feitas pelas bandeiras paulistas e, mais tarde, curitibanos. Entretanto, a formação de um Povoado na região do Tibagi, somente foi tentada na última década do século XVII.

Os primitivos moradores da Cidade de Tibagi procediam de São Paulo, e seus estabelecimento na região foi lento e durou vários anos, até que fosse definitivamente escolhida a localização do Povoado.

Antonio Machado Ribeiro, que é fundador da Cidade, veio de São Paulo em 1782, acompanhado de sua família. Depois de Antonio Machado Ribeiro ter se estabelecido nesses terrenos, apareceu ali o Coronel José Félix Novaes do Canto, que passou a residir no lugar denominado Monte Alegre, estendendo seus domínios para o interior e, juntamente com Machado Ribeiro, abriu um caminho até à margem direita do Tibagi. Contudo, desgostoso por não ter podido legalizar as suas terras, Antonio Machado Ribeiro resolveu atravessar o rio, indo estabelecer-se nas campinas situadas à margem do Tibagi, juntamente no local onde se encontra a Cidade de Tibagi. Ainda aí Machado Ribeiro sofreu muitos reveses ocasionados pelos selvagens.

Depois das dificuldades que passaram Machado Ribeiro e sua família, resolveu ele tomar posse das terras compreendidas desde o rio Pinheiro Seco até a barra do rio Santa Rosa, fazendo ali diversas plantações, inclusive algodão, com que tecia pano para seu uso. Com a ida de outras famílias para aquele local, os aborígenes puderam ser rechaçados e obrigados a retirarem-se para o interior do sertão.

A povoação de Tibagi foi elevada à Freguesia em 1846, no Município de Castro e, em 1872, foi elevada à categoria de Vila. A Vila de Tibagi teve predicamento de Cidade em 1897.

O topônimo advém do rio do mesmo nome que banha o Município, sendo que, em tupi-guarani, significa “Rio do Pouso”.

ATRATIVOS TURÍSTICOS:

Canyon Guartelá:  é considerado o 6º maior canyon do mundo em extensão, além de ser o único com vegetação nativa.

Salto Santa Rosa: distante a cerca de 18 km da cidade é formado pelo rio Santa Rosa e a sua queda d’água possui uma Altura de 60 metros, formando uma piscina natural. Destaque-se que acima deste salto, o rio Santa Rosa forma belíssimas cachoeiras de menor porte.

O Salto está localizado em propriedade particular, mas é permitida a visitação mediante pagamento de uma pequena taxa.

O parque tem uma piscina artificial, e dois tanques de pesca, um deles com tirolesa e canoas, onde é permitido o nado. O parque conta com chalés para fins de semana e churrasqueiras de uso gratuito.

Fonte: Prefeitura Municipal.

NOTÍCIAS SOBRE TIBAGI, PARANÁ:

26/01/2015 – Governo preserva o 6º maior canion do planeta

Atenção: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Portal Paraná Turismo.

Sair da versão mobile