Os 29 parques estaduais abertos ao público tiveram, em 2014, cerca de 325 mil visitantes. O Governo do Estado quer ampliar e qualificar este número para que a visitação a estas unidades leve desenvolvimento às regiões e amplie a conservação da natureza.
O projeto está sendo elaborado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos em conjunto com outras secretarias e instituições, como Planejamento, Esporte e Turismo, Administração, Paraná Projetos, Instituto Ambiental do Paraná. A primeira reunião do grupo foi nesta quarta-feira (22) e contou a participação do Ministério Público.
A Secretaria do Meio Ambiente selecionou 14 parques estaduais para o projeto. A ideia é estudar e adotar modelos de gestão para cada parque, melhorar a infraestrutura interna e do entorno para o atendimento ao turista, produzir informações e reforçar a educação ambiental nas unidades.
“Para que a ideia funcione é preciso ter um olhar regional, valorizar e preparar as comunidades próximas aos parques para que elas criem vínculos maiores com as unidades”, destacou o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Soavinski.
“Estamos diante de uma grande oportunidade para construirmos um projeto que ultrapasse o limite do lazer e provoque um efeito transformador na vida das pessoas destas localidades”, disse o secretário do Planejamento, Silvio Barros.
Fonte: Governo do Estado.